segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Uma visita ao sebo!


Neste final de semana, eu e minha família fomos ao SUPERSEBO, na Rua da Mooca. 2648. E me maravilhei, fiquei horas rodeada de livros raros e/ou antigos, vinis e objetos.
E pensei... Vou dividir a minha experiência com vocês e algumas curiosidades também.
O SUPERSEBO existe desde 2008 e conta com mais de 10 mil títulos e sua maior venda é pela internet.
Lá encontramos aquele livro daquela edição que está esgotada há anos, ou até mesmo um vinil... o bom e velho som do vinil (delícia!).

Para a origem da palavra “sebo” existe várias versões, a mais aceita hoje é que numa época em que não se existia eletricidade, as pessoas costumavam ler a luz de velas (feitas de sebo, de gordura) e enquanto as velas queimavam durante a leitura iam engordurando os livros.
A historia do Sebo no Brasil está diretamente ligada a dificuldade de importação das obras. Porém já havia um pouco dessa prática no século XVII, e continuou até mesmo depois da chegada da Família Real.

O mais interessante desses sebos é que encontramos de tudo e por preços baixos. Eu por exemplo encontrei um CD da Cássia Eller que minha filha tanto queria e um do Kid Abelha muito em conta.
E é disso que os clientes gostam preço baixo lógico,  e  se o livro é raro fica um pouco mais caro, mas quem gosta mesmo, compra.
Hoje os sebos são espaços de convivência entre a tradição e um público cada vez mais atento às possibilidades. Livro nunca sai de moda, é atemporal.
Para os amantes de artes, artesanato e afins em sebos você encontra livros, artigos e outras coisas sobre o assunto.
Eu, super recomendo.

Beijos
Gláu Moreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário