quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como medir e limpar suas cúpulas

Oi, boa tarde amigas!

Recebo várias ligações solicitando encomendas para restauração de suas cúpulas, mas quase sempre com dificuldade de me dizer o tamanho.
Resolvi ajudá-las e portanto o post de hoje será reservado a ensiná-las como medi-las.
Primeiro vocês devem identificar qual o modelo da cúpula, se é cilíndrica (diâmetro inferior igual ao diâmetro superior) ou cônica (diâmetro inferior maior que o diâmetro superior).

Identificada, vocês devem medir com uma régua ou trena (o que é mais fácil) o diâmetro inferior e o diâmetro superior.
Feito isso, deve-se medir a altura (lateral). Como mostrada no desenho abaixo.
Quando for dizer as medidas seguir assim:
Diâmetro Superior x Altura x Diâmetro Inferior

Outra coisa que nos perguntam é como limpar a cúpula para mantê-la sempre bonita.
Então decidimos ajudá-las com isso também.

Maioria dos abajures: podemos usar uma escova  de cerdas naturais seca e limpa que tenha de 5cm a 15 cm de largura. Isso depende do tamanho da cúpula a ser limpa.
Começamos movendo a sujeira para baixo, girando a cúpula com a outra mão.
Lembrando sempre de limpar a escova com água e sabão.

Cúpula de Pergaminho e Cúpula de Papel: com um pano macio e bem limpo, tire o pó semanalmente com muita delicadeza. No caso de papel, para retirar alguma mancha passar uma borracha escolar branca. Esse requer pouco mais de cuidado.

Cúpulas de Pano: passar sempre uma escova macia para retirar o pó.

Uma atenção especial NÃO utilizar solventes ou álcool para a limpeza. Eles podem danificar os materiais e/ou colas usadas na fabricação.

Limpeza Universal: tirar a cúpula da base e colar em uma superfície lisa e firme. Pode-se usar um aspirador de pó com a ponteira limpa do tipo escova, passamos a escova de cima para baixo, por toda a volta. Sempre com muito cuidado. 

Laminado Plástico (Opalina ou Policarbonato):
usar pano úmido com água. Em caso de muita sujeira, utilizar escova plástica limpa com sabão ou detergente neutro e enxaguar em água corrente. Depois enxugue o excesso e deixe secar naturalmente.

Papel Delicado, Seda ou Tecido Antigo: com um secador de cabelo em temperatura baixa, mova a sujeira para longe das fendas.

Espero ter ajudado vocês com essas minhas dicas.
Beijos
Gláu Moreno

2 comentários:

  1. Oi Glaucia, sou jornalista, gostaria de falar com vc para propor uma matéria para UOL. Entre em contato srosso@uol.com.br.
    Grata Silvana

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia, estou precisando comprar o acetato e demais materias para refazer uma luminária que tenho. Como proceder para comprar em seu ateliêr? Aguardando resposta, atenciosamente, agradeço. (meu e-mail: vbizatto@uol.com.br)

    ResponderExcluir